A crise política que se instalou no país atingiu todos os ramos de empreendimento, em maior ou menor proporção.

Com as oficinas mecânicas não foi muito diferente, contudo acreditamos que uma boa gestão empreendedora ainda pode ser uma excelente solução para driblar esta crise e manter o negócio firme.

Saber sobre mecânica ou funilaria pode não ser o suficiente, pois isso é só o âmbito operacional. E o âmbito estratégico, fica a cargo de quem? Saiba que se são necessárias estratégias, elas podem ser desenvolvidas pela sua equipe gestora.

Acompanhe nossas dicas aqui neste artigo e supere a crise na sua oficina.

Messy jobless corporate businessman with empty wallet, financial crisis concept

Elaborando um plano para um crescimento competitivo.

Quando se pensa em competição vem à cabeça habilidades que diferenciam o melhor do pior.

Por exemplo: o primeiro e o último lugar de uma corrida de atletismo pode ser: resistência, velocidade, treinamento, tática, enfim, repare que há um diferencial, caso contrário, teriam chegado ao fim da corrida na mesma posição.

E sua oficina pode oferecer o quê de diferencial para a clientela interessada nos seus serviços? Chame a gestão da sua empresa e vamos conversar.

Saiba lidar com as dificuldades

Não está fácil para ninguém, compreende? Crise econômica mexe com o bolso de todos e vai gerando uma cadeia de desequilíbrio tipo um efeito dominó:  mercado interno em déficit, demissões, situação financeira do público cai, e a ramificação vai longe e traz consequências enormes.

Logo, não se desespere nem busque soluções imediatistas e radicais. Converse com a gestão para verificar a situação do mercado, demanda de clientes, bem como serviço dos fornecedores e impactos sobre a oficina, para traçar o melhor plano a ser executado.

Não confunda as contas

Misturar as contas pessoais das contas da empresa, gerando um desequilíbrio no caixa não é nada produtivo. A solução é separar estas contas obedecendo planilhas de ambos os orçamentos, o ideal e você ter um sistema que possa controlar estas informações.

Uma empresa precisa ter seus próprios recursos e capital de giro, onde receitas e despesas se equilibram, tendo sempre algum dinheiro disponível para eventuais contratempos.

Saiba quem são os fornecedores que atenderão suas necessidades

 Escolha bem os fornecedores, pois bom preço tem que vir aliado à qualidade e entrega então opte por ter um fornecedor com formas de pagamento interessantes, bem como frete e entrega pontuais.

Mantenha uma boa infraestrutura da sua oficina. Sabe aquelas oficinas que você olha e vê um ambiente sujo, com peças e engrenagens no chão e um calendário do ano que já passou na parede?

Faça manutenções contínuas no seu estabelecimento, renovando seus equipamentos quando necessário e cuidado para manter um ambiente limpo, organizado e com um atendimento bacana para sua clientela.

Renove seus conhecimentos

Os carros se renovam todos os anos e somado a isso a tecnologia está sempre ficando melhor e você precisa investir em cursos que vão te auxiliar a repaginar o conhecimento que você já tem.

Não dê espaço à concorrência e esteja sempre atualizado na sua área.

Publicidade, muita publicidade

Publicidade é um negócio bom sim senhor, logo invista em divulgar sua empresa, em especial, nas redes sociais, fortalecendo seu marketing interno.

Alimente suas redes sociais, compartilhe fotos dos seus serviços, escreva conteúdo relevante, enfim, use o marketing digital a favor do seu negócio, pois as chances de indicações e publicidade são as maiores possíveis.

Não deixe suas metas só no papel

Faça suas metas junto com sua gestão e coloque-as em prática, mantendo aquilo que está dando resultados positivos e modificando tudo o que precisa ser corrigido.

Uma análise de mercado, bem como análise da concorrência são essenciais para se estabelecer metas mais assertivas.

E aí vamos melhorar os negócios? Siga nossas dicas. Boa leitura e até o próximo artigo!