Antigamente, sabíamos que existia alguma oficina mecânica em algum lugar por indicações de pessoas que estiveram lá e aprovaram o serviço.

Hoje com a Internet sendo o espaço de maior divulgação já conhecido, se colocarmos a palavra “oficina mecânica” mais a cidade onde mora, aparecerá uma infinidade de oficinas.

Mas como fazer a escolha entre uma ou outra? Observe que os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e avaliam muito antes de contratar determinado serviço. E caso este serviço não esteja na Internet eles se perguntam se tem credibilidade ou não?

Para evitar este problema daremos aqui neste artigo algumas dicas para você aplicar bem o marketing na sua oficina mecânica.

 

Por que você precisa de marketing no seu estabelecimento?

Desde o momento que um cliente se interessa por um serviço até o pós-venda, é traçada uma trajetória de estratégias e atividades diretamente ligadas ao que chamamos de marketing digital.

Para que um empreendimento cresça com qualidade e sucesso, vários aspectos devem estar alinhados e o marketing possui técnicas bem assertivas, as quais sendo bem utilizadas aumentarão as chances de produtividade e lucro para sua empresa.

Pensando nisso, observe as sugestões abaixo e mãos à obra na sua oficina.

 

Como fazer um bom marketing na sua oficina?

  • Comece definindo seu público-alvo: que tipo de perfil seus clientes possuem, quais tipos de carros usam, quais os serviços mais procurados: tuning, revisões, lanternagens, dentre outros. Personifique seu público-alvo.
  • Fique de olho na concorrência: como estão seus concorrentes? As técnicas deles estão surtindo bons resultados ou não? Um bom parâmetro para essa checagem são as redes sociais.
    Um detalhe importante é que você não deve ser uma cópia da sua concorrência, contudo avaliar como elas estão atraindo os clientes. Você vai traçar sua própria estratégia, mas de olho no que os outros empreendimentos estão fazendo.
  • Desenvolva um plano de ações: O que você pode e deseja fazer com os recursos que possui?
    Se os recursos disponíveis não são tão suficientes assim, quais os investimentos que serão mais urgentes e quais aqueles que ficarão de fora do planejamento, pelo menos neste momento?
  • Monitore os resultados para fazer os ajustes que achar necessário: Atualmente o marketing conta com ferramentas de monitoramento online.
    Enfrentar tais resultados traz um amadurecimento de ideias que deram certo e precisam ser continuadas ou mesmo de estratégias não tão boas assim e precisam ser corrigidas.

Como estão os resultados dos seus serviços e a demanda dos clientes? Essa resposta é um dos indicadores que podem medir seus resultados.

Você precisa:

Criar sua marca personalizada

A imagem que seu público carregará da sua oficina é aquilo que mais vai despertar de primeira impressão.

Seu espaço só será reconhecido, caso ele atraia as pessoas a quererem conhecer mais, gerando qualidade e confiança, com uma marca forte e reconhecida, tornando-se diferenciada.

 

Utilizar as redes sociais como aliadas da sua oficina

Conte com sua marca circulando no Facebook, Instagram, blogs e sites, com muita interatividade e comunicação com o público-alvo.

Otimize seu site, atualize-o bastante e coloque conteúdo relevante, assim também como marketing nas demais redes sociais.

Quer um exemplo: seu site é sobre oficinas mecânicas, então nada melhor do que dicas e instruções para que as pessoas estejam antenadas e vejam como é útil a informação que você veicula.

Entenda quais redes melhor se adequam ao seu perfil de empresa de oficina ao perfil de seus consumidores.

Gostou das dicas? Esperamos que sim. Desejamos uma ótima leitura e até breve!