Se você tem uma oficina mecânica e busca um modelo de gestão satisfatório para você seus clientes, este é o artigo ideal para você ler.

O que é melhor para uma empresa neste ramo: correr para buscar engajamento de novos clientes ou cuidar daqueles que já usufruíram de seus de serviços?

Pois é, este é um dos questionamentos que alguém que busca melhorar o relacionamento com seus consumidores nas oficinas pode ter.

Entre outros tantos questionamentos que podem surgir, atente-se a sempre oferecer produtos de qualidade e mão-de-obra diferenciada, pois excelência nos serviços é um dos pilares de sucesso em qualquer ramo e empreendimento.

Acompanhe-nos nas sugestões que temos para você.

 Esteja conectado a seus clientes nas redes sociais

As redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, são muito boas no que se diz respeito a divulgação de um trabalho no ramo mecânico. E o modelo de gestão de sua oficina pode adotar este método.

Uma boa dica é a gravação de vídeos rápidos mostrando a finalização de um trabalho.

Clientes curtindo e comentando também podem ser indicadores que funcionam como um termômetro para que pessoas que ainda não conhecem aquele trabalho, fiquem interessadas nele.

Lembre-se de sempre atualizar as informações e agradecer aos elogios, respondendo a dúvidas e perguntas em tempo sempre hábil.

Seja transparente com o cliente e o escute

Não faça um orçamento mais ou menos, converse com o cliente. Não seja desonesto ou se aproveite de algum desconhecimento que uma pessoa tenha no ramo automobilístico.

Você pode deixar de fidelizar um cliente que a longo prazo de daria lucro, pensando somente na lucratividade do momento.

Mantenha o cliente informado em qual etapa do serviço você está executando, sendo esta uma forma muito boa de dizer indiretamente ao cliente que ele merece atenção.

Quando alguma crítica surgir no decorrer deste processo, esteja pronto para escutar o cliente e buscar o que você e seus funcionários/equipe podem fazer para melhorar e corrigir aquela falha criticada.

Saiba ouvir e absorver a crítica e tenha sempre uma possibilidade de melhoria e desenvolvimento do seu negócio.

Pós-venda é sempre muito bem-vindo

Mesmo depois de finalizados os serviços, entre em contato com o cliente para que ele avalie o serviço, se gostou, se indica para alguém, se tudo está funcionando corretamente, enfim, esteja ali para correção de qualquer eventual problema que houver.

Este pós-venda indica que você trabalha com bastante clareza, nunca agindo de má-fé e que em eventuais contratempos você está ali para auxiliar o seu cliente.

Assim as chances de seu trabalho ser indicado e compartilhados são imensas.

Vantagens de um bom relacionamento do trio fornecedores-oficina-clientes

 Ver seu negócio funcionar de forma positiva exige que tudo esteja muito bem alinhado, a destacar primeiramente o papel dos fornecedores junto às oficinas.

Trabalhar com um fornecedor de qualidade viabiliza que as entregas de peças e acessórios aconteça no tempo combinado, possibilitando um serviço rápido e dentro do prazo, gerando, assim, a satisfação do cliente.

A qualidade das peças também faz toda a diferença na eficiência e garantia de que o cliente pode confiar no serviço realizado.

Para uma boa gestão na sua oficina procure:

  • Diminuir os custos logísticos;
  • Ter um atendimento diferenciado;
  • Trabalhar com peças de excelente qualidade;
  • Prestação de serviços em tempo hábil

Finalmente…

 O atendimento de uma oficina mecânica deve ter como pilar a demanda e perfis de seus clientes, e também as exigências do mercado.

É preciso conhecimento, dedicação e persistência em buscar as melhores estratégias de gestão da sua oficina mecânica.

Este assunto foi importante para você? Conte aqui nos comentários. Boa sorte e até breve!