Ter uma oficina mecânica é muito bom, entretanto, também requer muitos cuidados com a segurança do trabalho a ser executado.
Para isso existem o EPIs, equipamentos de proteção individual e os EPCs, equipamentos de proteção coletivos.
Muita gente nem sequer sabe que existem estes termos, e pasmem-se: não sabem que eles são normatizados mediante uma lei específica.
Pensando nisso, elencaremos aqui o conceito de EPIs, sua legislação e importância destes no ambiente de uma oficina.
Conceituando EPIs
Os EPIs estão relacionados a qualquer item, produto ou dispositivo, dos quais um funcionário faz uso visando proteger-se contra riscos a sua saúde e segurança. No Brasil, a regulamentação está inserida na NR 6 (Norma Regulamentadora 6) do Ministério do Trabalho.
Legislação que fala sobre o uso dos EPIs
A legislação assegura quaisquer ameaça à saúde do funcionário, bem como os direitos trabalhistas em relação ao risco que tais ameaças podem causar.
A lei obriga o empregador a fornecer o material de proteção aos colaboradores, mostrando em forma de treinamento ou aula explicativa o uso correto dos equipamentos.
Outro ponto da legislação é que a equipe de gestão deve monitorar os colaboradores no que se diz respeito ao uso dos equipamentos, a fim de assegurar o seu uso correto.
.Importância dos EPIS
Uma oficina mecânica tem diversos pontos de risco para o profissional, como por exemplo alguns produtos químicos e tóxicos, movimentação de equipamentos pesados, queimaduras, risco de carros suspensos caírem, dentre outros itens mais.
Logo, o uso dos EPIs em uma oficina mecânica garante que os trabalhadores estarão em condições adequadas de executar um serviço com segurança.
O trabalhador, por sua vez, deve agir acatando o que a legislação prega e deve fazer o uso correto destes equipamentos.
Assim os EPIs agem tanto na prevenção quanto a redução de doenças causadas por acidentes de trabalho nas oficinas.
EPIs de uso obrigatório
É recomendado o uso de equipamentos como luvas, calçados, máscaras e óculos de segurança para evitar o contato ou a inalação de materiais tóxicos, para evitar danos aos olhos e pele.
Luvas de proteção
Evita o contato direto com produtos químicos tóxicos: graxa, óleo e afins. Esses tipos de produtos, por exemplo podem desenvolver desde uma coceira na pele até o desenvolvimento de um tumor.
Na parte de funilaria, por exemplo, as luvas protetoras agem evitando que o trabalhador entre em contato com soldas, tintas, manuseio de estruturas metálicas e afins.
Calçados
Outro item indispensável em uma oficina mecânica são os calçados de segurança.
Eles têm como principal função proteger os pés de substâncias e, até mesmo, de objetos e peças que possam cair no chão e provocar ferimentos caso sejam pisados.
Esse EPI também protege o mecânico contra queimaduras, batidas acidentais, arranhões e cortes.
Máscaras e óculos de segurança
Fundamentais nos processos de soldagens, estes itens permitem que este procedimento, muito comum em oficinas mecânicas, seja feito sem risco à saúde do funcionário.
Protetor de ouvido
Protege o ouvido contra ruídos intensos e contínuos, acima dos limites permitidos para que não se tenha problemas auditivos decorrentes desses ruídos.
Uniforme condizente com o trabalho de uma oficina mecânica.
Para os mecânicos da oficina, os tecidos mais recomendados são o brim, tecido de algodão resistente, e o tyvec, um material sintético impermeável leve e resistente, ideal para área de pintura e manuseio de produtos químicos.
Quanto à peças de vestuário, o modelo mais comum e prático é o macacão, mas calças e camisas também são utilizadas.
Enfim…
Reconheça os EPIs como algo bom e preventivo, e não como uma obrigação a ser cumprida. Estes equipamentos vieram para ofertar ao trabalhador segurança, aumento de produtividade e redução de custos.
E aí gostou do artigo? Já conhecia os EPIS? Conte aqui nos comentários a sua opinião. Ela é muito importante. Boa leitura e até o próximo artigo com muito mais dicas para você.